Referência no Amazonas, o Labclim é um laboratório de processamento de alto desempenho destinado a desenvolver modelos numéricos climáticos, hidrológicos e Inteligência Artificial, aplicados aos estudos de variações e mudanças no clima, e à elaboração de diagnóstico e prognóstico hidroclimáticos. Atua também na formação de recursos humanos a nível de graduação, mestrado e doutorado.
O laboratório realiza a avaliação dos efeitos hidroclimáticos, naturais e antropogênicos em setores estratégicos como: biodiversidade e ecossistemas, os recursos hídricos, a economia, a agricultura, a saúde, a navegação fluvial, a geração de energia e a produção industrial, bem como as cheias e estiagens que afetam os povos e comunidades mais vulneráveis da região amazônica. Os prognósticos do Labclim também subsidiam o poder público na formulação de políticas e no planejamento para redução e mitigação dos efeitos dos eventos climáticos extremos.
Realiza o monitoramento da qualidade da água na bacia dos rios do Amazonas, além de promover o desenvolvimento de processos químicos e bioquímicos nas áreas de biotecnologia, bioquímica e biomoléculas.
O laboratório mantém o Programa de Monitoramento de Água, Ar e Solos do Amazonas (ProQAS/AM), que tem 15 projetos de Monitoramento Ambiental e Infraestrutura. Quando estiver em pleno funcionamento, será o maior programa de monitoramento ambiental do planeta.
Prestação de serviço abrangendo todos os ensaios de segurança em isqueiros conforme a norma ABNT NBR ISO 9994:2006 versão corrigida 2007, portaria Inmetro nº 392 de 2020 e norma ISO 9994:2018.
O LabEP se tornou, em 2024, o primeiro laboratório de uma universidade pública da região Norte a receber do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) o reconhecimento de competência técnica para realizar testes térmicos e mecânicos em isqueiros, inicialmente. Na prática, o selo assegura a qualidade e eleva a competitividade dos produtos fabricados no PIM.
Educar e alertar a população sobre a importância da conservação da floresta e do ar limpo. Ajudar a proteger a saúde pública, melhorar a qualidade do ar e prevenir as mudanças climáticas, além de subsidiar políticas públicas em qualidade do ar.
A plataforma de monitoramento Selva entrega as seguintes informações: Medidas de MP2.5 na atmosfera para diferentes pontos da cidade de Manaus; medidas de MP2.5 na atmosfera para 48 municípios do interior do Estado, com perspectiva de cobertura total do Estado ainda em 2024; estimativas de MP2.5 na atmosfera para todos os 62 municípios, estimadas por modelo numéricos de qualidade do ar; localização das queimadas na Amazônia brasileira; monitoramento das chuvas a partir de dados de radares meteorológicos; monitoramento da temperatura do ar, nos pontos onde existem sensores de qualidade do ar de baixo custo; notificações por e-mail para os usuários cadastrados na plataforma sobre os níveis de poluição do ar nos 62 municípios.
Av. Darcy Vargas, 1200
Parque 10 de Novembro MANAUS
(92) 3878-4301
(92) 98416-7365