Laboratórios

Laboratório de Modelagem do Sistema Climático Terrestre (Labclim)

Coordenador: Prof. Dr. Francis Wagner Silva Correia.

Referência no Amazonas, o Labclim é um laboratório de processamento de alto desempenho destinado a desenvolver modelos numéricos climáticos, hidrológicos e Inteligência Artificial, aplicados aos estudos de variações e mudanças no clima, e à elaboração de diagnóstico e prognóstico hidroclimáticos. Atua também na formação de recursos humanos a nível de graduação, mestrado e doutorado.

O laboratório realiza a avaliação dos efeitos hidroclimáticos, naturais e antropogênicos em setores estratégicos como: biodiversidade e ecossistemas, os recursos hídricos, a economia, a agricultura, a saúde, a navegação fluvial, a geração de energia e a produção industrial, bem como as cheias e estiagens que afetam os povos e comunidades mais vulneráveis da região amazônica. Os prognósticos do Labclim também subsidiam o poder público na formulação de políticas e no planejamento para redução e mitigação dos efeitos dos eventos climáticos extremos.

Estudos e avaliação dos efeitos hidroclimáticos, naturais e antropogênicos em setores estratégicos.
Prevenção das condições climáticas e hidrológicas para toda a bacia amazônica com três meses de antecedência.
Prognósticos que auxiliam no planejamento para redução e mitigação dos efeitos dos eventos climáticos extremos.

Grupo de Pesquisa Química Aplicada à Tecnologia (GP-QAT)

Coordenador: Prof. Dr. Sérgio Duvoisin Júnior.

Realiza o monitoramento da qualidade da água na bacia dos rios do Amazonas, além de promover o desenvolvimento de processos químicos e bioquímicos nas áreas de biotecnologia, bioquímica e biomoléculas.

O laboratório mantém o Programa de Monitoramento de Água, Ar e Solos do Amazonas (ProQAS/AM), que tem 15 projetos de Monitoramento Ambiental e Infraestrutura. Quando estiver em pleno funcionamento, será o maior programa de monitoramento ambiental do planeta.

Formação de pessoal atuante na área de biotecnologia, química ambiental e química analítica
O GP-QAT utiliza 163 parâmetros de qualidade para análise das bacias monitorada, com base no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama)
Triagem de microrganismos amazônicos com potencial biocatalítico para aplicação em reações de interesse sintético

Laboratório de Ensaios de Produtos (LabEP)

Coordenador: Profa. Dra. Samantha Coelho Pinheiro

Prestação de serviço abrangendo todos os ensaios de segurança em isqueiros conforme a norma ABNT NBR ISO 9994:2006 versão corrigida 2007, portaria Inmetro nº 392 de 2020 e norma ISO 9994:2018.

O LabEP se tornou, em 2024, o primeiro laboratório de uma universidade pública da região Norte a receber do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) o reconhecimento de competência técnica para realizar testes térmicos e mecânicos em isqueiros, inicialmente. Na prática, o selo assegura a qualidade e eleva a competitividade dos produtos fabricados no PIM.

Oferta cursos e palestras voltados à área de gestão da qualidade de laboratórios e interpretação de normas.
Controle de qualidade de produtos produzidos no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Projeto Selva (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental), apoiado pelos Laboratórios de Anállises Ambientais e Climáticas (Laac) e de Instrumentação Meteorológica (LabInstru)

Coordenadores: Prof. Dr. Rodrigo Augusto Ferreira de Souza;
Profa. Dra. Rita Valéria Andreoli de Souza;
Profa. Dr.a Maria Betânia Leal de Oliveira.

Educar e alertar a população sobre a importância da conservação da floresta e do ar limpo. Ajudar a proteger a saúde pública, melhorar a qualidade do ar e prevenir as mudanças climáticas, além de subsidiar políticas públicas em qualidade do ar.

A plataforma de monitoramento Selva entrega as seguintes informações: Medidas de MP2.5 na atmosfera para diferentes pontos da cidade de Manaus; medidas de MP2.5 na atmosfera para 48 municípios do interior do Estado, com perspectiva de cobertura total do Estado ainda em 2024; estimativas de MP2.5 na atmosfera para todos os 62 municípios, estimadas por modelo numéricos de qualidade do ar; localização das queimadas na Amazônia brasileira; monitoramento das chuvas a partir de dados de radares meteorológicos; monitoramento da temperatura do ar, nos pontos onde existem sensores de qualidade do ar de baixo custo; notificações por e-mail para os usuários cadastrados na plataforma sobre os níveis de poluição do ar nos 62 municípios.

Monitoramento, em tempo real, dos focos de queimadas e da qualidade do ar em todos os municípios do Amazonas, com notificação no app Selva.
O papel dos laboratórios LAAC e LabInstru é apoiar os projetos em desenvolvimento no curso de Meteorologia da EST/UEA.