Formar profissionais, em especial professores, com as competências e habilidades para trabalhar com a tecnologia da informação aplicada a educação e no setor de treinamento nas empresas, ou na profissionalização em serviço
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais CNE/CES No 136/2012 o curso de Licenciatura em Computação assegura a formação de egressos dotados:
1. do Conhecimento das questões sociais, profissionais, legais, éticas, políticas e humanísticas; 2. da compreensão do impacto da computação e suas tecnologias na sociedade no que concerne ao entendimento e à antecipação estratégica das necessidades da sociedade;
3. da visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas contribuindo para o desenvolvimento de sua área;
4. da capacidade de atuar de forma empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento às demandas sociais da região aonde atua, do Brasil e do mundo;
5. da capacidade de utilizar racionalmente os recursos disponíveis de forma transdisciplinar;
6. da compreensão das necessidades da contínua atualização e aprimoramento de suas competências e habilidades;
7. da capacidade de reconhecer a importância do pensamento computacional na vida cotidiana, como também sua aplicação em outros domínios e ser capaz de aplicá-lo em circunstâncias apropriadas; e 8. da capacidade de atuar no mundo globalizado do trabalho.
O profissional Licenciado em Computação terá como principal ambiente de trabalho escolas públicas ou privadas, que trabalham com ensino básico, técnico e suas modalidades; Empresas de desenvolvimento e pesquisa voltadas a tecnologias educacionais; Ou organizações, fazendo parte de equipes de elaboração de materiais instrucionais, objetos de ensino-aprendizagem ou treinamento para uso de tecnologias da informação.
Quanto à área de atuação, o Licenciado em Computação estará apto para atuar como:
• Professor da área de Computação, em escolas públicas ou privadas, nos níveis de educação básica e técnica e suas modalidades;
• Professor de apoio no uso de softwares educacionais para as mais diversas áreas do conhecimento em atividades de laboratório;
• Responsável pelas atividades de informática educacional nas escolas;
• Analista consultor visando ao apoio à tomada de decisões, considerando o contexto educacional e organizacional, os recursos e possibilidades de aplicação da tecnologia da informação;
• Gestor de tecnologias educacionais, visando o planejamento e gerência dos processos educacionais e de tecnologia da informação, estabelecendo-se os critérios de seleção de recursos de forma integrada às necessidades dos indivíduos e das organizações;
• Analista de domínio para a modelagem de conhecimento e automação de processos de ensino e aprendizagem em ambientes educacionais, de educação corporativa, de produtos e serviços de educação assistida por computador;
• Analista e projetista de sistemas para o levantamento de requisitos, modelagem, especificação, projeto, implementação, validação, implantação e manutenção de sistemas de automação no domínio educacional;
• Analista de suporte de ambientes e sistemas computacionais para apoio à solução de problemas educacionais em contextos organizacionais, educacionais e profissionais.
Levando em consideração a flexibilidade necessária para atender domínios diversificados de aplicação e as vocações institucionais, espera-se que os egressos dos cursos de licenciatura em Computação, além de atenderem ao perfil geral previsto para os egressos dos cursos de Formação de Professores para a Educação Básica, estabelecido por meio da Resolução CNE/CP no 1/2002:
1. Possuam sólida formação em Ciência da Computação, Matemática e Educação visando o ensino de Ciência da Computação nos níveis da Educação Básica e Técnico e suas modalidades e a formação de usuários da infraestrutura de software dos Computadores, nas organizações; 2. Possuam capacidade de fazer uso da interdisciplinaridade e introduzir conceitos pedagógicos no desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, permitindo uma interação humano-computador inteligente, visando o ensino-aprendizagem assistidos por computador, bem como nas interações de educação à distância;
3. Sejam capazes de agir de forma reflexiva na construção de software, compreendendo o seu impacto direto ou indireto sobre as pessoas e a sociedade;
4. Entendam o contexto social no qual a construção de Software é praticada, bem como os efeitos dos projetos de software na sociedade;
5. Entendam os aspectos econômicos e financeiros, associados a novos produtos e organizações;
6. Entendam a importância da inovação e da criatividade e compreendam as perspectivas de negócios e oportunidades relevante
03/2005
Lei Delegada Nº 42 de 29 de julho de 2005, publicada no DOE em 29/07/2005
Lei Delegada Nº 42 de 29 de julho de 2005, publicada no DOE em 29/07/2005
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Período | Disciplina | Nome | Créditos | C.H |
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1 | ESTBAS006 | Comunicação E Expressão | 4 | 60 |
1 | ESTBAS002 | Cálculo I | 6 | 90 |
1 | ESTLIN101 | Filosofia Da Educação | 4 | 60 |
1 | ESTTPD100 | Introdução À Computação | 3 | 60 |
1 | ESTLIN107 | Lógica Para Computação | 4 | 60 |
2 | ESTTPD108 | Algoritmos E Programação | 4 | 75 |
2 | ESTBAS038 | Inglês Instrumental | 3 | 45 |
2 | ESTLIN204 | Metodologia Do Trabalho Científico | 3 | 45 |
2 | ESTLIN202 | Organização Da Educação Brasileira | 4 | 60 |
2 | ESTLIN201 | Psicologia Da Educação | 4 | 60 |
2 | ESTBAS001 | Álgebra Linear I | 4 | 60 |
3 | ESTLIN325 | Arquitetura E Organização De Computadores | 4 | 60 |
3 | ESTLIN328 | Avaliação De Aprendizagem | 3 | 45 |
3 | ESTLIN324 | Didática I | 4 | 60 |
3 | ESTLIN327 | Internet Na Educação | 2 | 45 |
3 | ESTTPD301 | Linguagem E Técnicas De Programação I | 5 | 75 |
3 | ESTLIN326 | Sociologia Da Educação | 4 | 60 |
4 | ESTLIN423 | Aprendizagem E Informática: Abordagem Pedagógica | 4 | 60 |
4 | ESTLIN419 | Didática Ii | 4 | 60 |
4 | ESTLIN421 | Dinâmica De Grupo E Aprendizagem Cooperativa | 4 | 60 |
4 | ESTTPD320 | Estruturas De Dados Para Tecnologia | 4 | 75 |
4 | ESTTPD319 | Linguagem E Técnicas De Programação Ii | 4 | 75 |
5 | ESTTPD601 | Análise E Projeto De Sistemas I | 3 | 60 |
5 | ESTLIN525 | Banco De Dados | 3 | 60 |
5 | ESTLIN522 | Didática No Ensino Da Computação | 2 | 45 |
5 | ESTTPD500 | Programação Orientada A Objetos | 4 | 75 |
5 | ESTLIN524 | Seminários Em Informática Educativa | 3 | 45 |
5 | ESTTPD300 | Sistemas Operacionais I | 3 | 60 |
6 | ESTLIN670 | Desenvolvimento Do Sistemas De Web | 4 | 75 |
6 | ESTLIN674 | Interface Homem-Máquina | 2 | 45 |
6 | ESTLIN672 | Metodologia Da Pesquisa E Prática Pedagógica | 3 | 45 |
6 | ESTLIN671 | Projeto De Sotware Educacional | 3 | 60 |
6 | ESTTPD317 | Redes De Computadores | 3 | 60 |
7 | ESTTPD671 | Engenharia De Software | 4 | 60 |
7 | ESTLIN780 | Estágio Supervisionado Em Computação I | 7 | 210 |
7 | ESTLIN771 | Multimídia Na Educação | 2 | 45 |
8 | ESTLIN871 | Educação A Distância | 3 | 60 |
8 | ESTLIN870 | Estágio Supervisionado Em Computação Ii | 7 | 210 |
8 | ESTLIN872 | Tópicos Especiais Em Informática Na Educação | 3 | 60 |
Matrícula | Nome Completo | |
---|---|---|
17036 | Almir De Oliveira Costa Junior | adjunior@uea.edu.br |
8305 | Antonio Enrique Fonseca Romero | aromero@uea.edu.br |
2889 | Carlos Mauricio Serodio Figueiredo | cfigueiredo@uea.edu.br |
1253 | Cristine Alcântara Teixeira | cteixeira@uea.edu.br |
1468 | Danielle Pompeu Noronha Pontes | dnoronha@uea.edu.br |
2340 | Diana Maria Da Camara Gorayeb | dgorayeb@uea.edu.br |
17190 | Elloa Barreto Guedes Da Costa | ebgcosta@uea.edu.br |
1740 | Fabio Santos Da Silva | fssilva@uea.edu.br |
17120 | Fatima Maria Da Rocha Souza | fmdsouza@uea.edu.br |
17030 | Felicien Goncalves Vasquez | fgvasquez@uea.edu.br |
17610 | Fernanda Gabriela De Souza Pires | fpires@uea.edu.br |
1658 | Flávio José Mendes Coelho | fcoelho@uea.edu.br |
1715 | Fábio Bassini | fbassini@uea.edu.br |
463 | Joelma Monteiro De Carvalho | jcarvalho@uea.edu.br |
1739 | Jozete Coelho Lima | jcolima@uea.edu.br |
977 | Jucimar Maia Da Silva Junior | jjunior@uea.edu.br |
3833 | Lauriano De Souza E Souza | ldssouza@uea.edu.br |
100071549 | Luis Cuevas Rodriguez | lrodriguez@uea.edu.br |
14975 | Manoel Ricardo Sampaio Pinheiro | mrspinheiro@uea.edu.br |
17034 | Marcia Sampaio Lima | msllima@uea.edu.br |
720 | Mario Augusto Bessa De Figueiredo | mabessa@uea.edu.br |
947 | Odwald Schreder | oschreder@uea.edu.br |
16001 | Polianny Almeida Lima | palima@uea.edu.br |
1122 | Rejane Gomes Ferreira | rejane@uea.edu.br |
1830 | Ricardo Da Silva Barboza | rsbarboza@uea.edu.br |
1704 | Ricardo Rios Monteiro Do Carmo | rrios@uea.edu.br |
15050 | Rodrigo Tavares Teixeira | rteixeira@uea.edu.br |
745 | Salvador Ramos Bernardino Da Silva | ssilva@uea.edu.br |
Av. Darcy Vargas, 1200
Parque 10 de Novembro MANAUS
(92) 3878-4301
(92) 98416-7365